Postagem em destaque

MELHORES CIDADES DO MUNDO - Hong Kong, uma fascinante metrópole cosmopolita, com 7 milhões de habitantes que combina a cultura oriental com a ocidental, livre comércio, baixos impostos; lidera - Paris na França eh a 4ª

Imagem
CONHEÇA, DA JANELA DO TREM, AS "10 MELHORES CIDADES DO MUNDO PARA SE VIVER" O ECONOMIST INTELLIGENCE UNIT (EIU) DIVULGOU UM NOVO RANKING LISTANDO AS 10 MELHORES CIDADES DO MUNDO PARA SE VIVER. A LISTA, QUE TEM CAUSADO DEBATES, TRAZ HONG KONG EM PRIMEIRO LUGAR.
1° - HONG KONG (CHINA)
Uma fascinante metrópole cosmopolita, com 7 milhões de habitantes e 1,1 mil km² de área, que combina a cultura oriental com a ocidental. Sua população tem um padrão de vida comparável ao das grandes potências, com um PIB per capita de 43,8 mil dólares. O custo de vida da cidade, entretanto, é um dos mais caros do mundo. É o principal centro comercial da China. Possui uma economia de livre mercado, baixos impostos e mínima intervenção do governo central, seguindo a filosofia de "um país, dois sistemas".

2° - AMSTERDÃ (HOLANDA)
Amsterdã é prática, moderna e vanguardista. E essas qualidades de certa forma resumem as características de toda a Holanda, um país de território minúsculo que foi u…

SAINT PIERRE E MIQUELON, FRANÇA - Duas charmosas cidadezinhas com ar Europeu que são as últimas colônias francesas na América do Norte




CONHEÇA AS ILHAS FRANCESAS "ST. PIERRE E MIQUELON", NA AMÉRICA DO NORTE

Há cerca de 1,8 mil quilômetros de Montreal, no Canadá, em pleno Oceano Atlântico, estão localizadas duas pequenas ilhas, St. Pierre e Miquelon. E, apesar da proximidade com o país do continente americano, o arquipélago pertence na verdade à França, desde 1814, oficialmente. 
Ao total, oito ilhas formam o arquipélago, mas apenas estas duas ilhas são habitadas, sendo que 90% dos habitantes vivem em St. Pierre. Seus habitantes falam francês, e seguem os costumes e tradições da França, além de terem o direito de votar nas eleições francesas. 

A principal atividade econômica dessas charmosas cidadezinhas com ar europeu é a pesca, mas de 1920 a 1933 a situação era bem diferente. Com a proibição de venda e consumo de álcool nos Estados Unidos, as ilhas viram uma nova oportunidade econômica a ser explorada. 
Passaram a contrabandear bebidas para toda a América do Norte, e viu sua economia prosperar a ponto das empresas que vendiam peixes fecharem todas, e passarem a utilizar suas instalações para armazenar álcool. Até mesmo Al Capone passou a visitar as ilhas com frequência. 

Mas isso foi até a proibição terminar, em 1933. A ilhas entram entraram em colapso, e seus habitantes voltaram ao velho e tradicional ofício da pesca, além de passarem receber subsídios diretamente da França. 
A melhor época do ano para visitar o local é entre o fim do verão e o início do outono, quando o clima é um pouco mais ensolarado e quente. Então, se você ficou curioso para conhecer o último pedacinho do enorme império que a França já teve em toda a América do Norte, pode marcar as próximas férias para julho, agosto ou setembro, que você não irá se arrepender.
PORTO EM ST. PIERRE
Saint-Pierre e Miquelon ou São Pedro e Miquelão é um pequeno território francês com 242 km² situado a sul da ilha canadense da Terra Nova, na América do Norte, a mais de 1 800 km a Leste de Montreal e a 4 000 km a Oeste de Lisboa. 
Trata-se de duas pequenas ilhas, Saint-Pierre (a capital) e Miquelon, banhadas pelo Oceano Atlântico, a cerca de 20 km da costa canadiana. Estas ilhas constituem o último bastião da França no sub-continente norte-americano. 

Saint-Pierre é a ilha principal do arquipélago, centro administrativo e comercial, tem uma população de 6 500 habitantes, na sua maioria descendentes de bascos, normandos e bretões (nacionalidades cujos estandartes figuram na própria bandeira oficiosa de Saint-Pierre e Miquelon). 
As ilhas foram descobertas em 1520 pelo navegador português João Álvares Fagundes que as batizou como "ilhas das Onze Mil Virgens". No entanto, o rei designa-as por "ilhas Verdes". Em 1535, Jacques Cartier reclama-as para França. A colonização francesa inicia-se efetivamente apenas em 1604. Entre 1708 e 1816 é ocupada por longos períodos pelos britânicos, mas torna-se definitivamente colônia francesa naquela data.

INFORMAÇÕES PRÁTICAS 
CIDADE PRINCIPAL
Saint-Pierre. 
FORMALIDADES DE ENTRADA: 
Os cidadãos da União Europeia, Espaço Econômico Europeu e Suíça devem apresentar na entrada um passaporte válido (necessário ao trânsito pelo Canadá), sem a exigência de visto para estadias inferiores a um mês. 
FUSO HORÁRIO EM RELAÇÃO À PARIS 
4 horas no inverno/verão Moeda: Euro. 
CLIMA 
Do tipo nórdico temperado pela influência oceânica. 
TEMPERATURA 
Média: 5°C (de 10 a 23°C no verão, de -5 a 10°C no inverno). 
ACESSO AS ILHAS DE SAINT PIERRE E MIQUELON 
São ligadas pela Air Saint-Pierre à Saint-John (Terra Nova), Sydney e Halifax (Nova Escócia). Uma ligação direta é também garantida com os voos Air France de Paris via Montreal. A Air Saint-Pierre realiza também a ligação entre a ilha de Saint-Pierre e a de Miquelon. 
O arquipélago é ligado à ilha de Terra Nova por ferry com várias travessias semanais (uma travessia diária na alta estação). Saint-Pierre constitui também uma etapa para determinados cruzeiros de verão no Atlântico Norte, partindo dos Países Baixos ou do Reino Unido
ESTA EH A BANDEIRA DE ST. PIERRE E MIQUELON, FRANÇA


VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE



Fonte / Fotos - br.france.fr / Thymonthy Becker / msn.com / Wikipédia / 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TORRE EIFFEL, CHAMP de MARS, 5 AVENUE ANATOLE FRANCE, 75007 PARIS, FRANÇA - Aqui, rapazes românticos fazem propostas de casamento a garotas roxas de vergonha. Difícil achar lugar que inspire mais beijos do que aqui

PALÁCIO DE VERSALHES, VERSAILLES, FRANÇA - Maior e mais célebre palácio da França, Versalhes eh o retrato ao mesmo tempo dos exageros delirantes e requinte extremo de Maria Antonieta

50 LUGARES MAIS LINDOS DO MUNDO - Do Pantanal às Maldivas, de Veneza à Antártica, o que existe de mais espetacular, mais fantástico, mais maravilhoso no planeta (em fotos)